A pior coisa que o profissional dentista precisa enfrentar é quando seu compressor odontológico quebra. Aí vem o frio na barriga e o mundo parece que vai desabar.
As preocupações começam com o consultório que precisará ficar parado, o atendimento aos pacientes que será interrompido, se chama a assistência técnica ou é melhor comprar um novo.
Nesse momento vem a pergunta, o que fazer?
Todo mundo sabe que antes de chegar nesse momento, o equipamento começa a dar sinais de que algo não vai bem, porém, com o trabalho do dia a dia é possível não os perceber.
Por isso, vamos ajudar você a reconhecer esses sinais de forma que possa se precaver e preparar uma saída antes que o problema aconteça.
Conheça os sinais de que algo não vai bem no seu equipamento:
Travamento caneta alta-rotação.
Motivo: péssima qualidade do ar comprimido.
Quando você pisa no pedal do equipamento e a broca não funciona já é um sinal de falha no equipamento.
A primeira coisa a pensar é no problema que está na caneta e, às vezes, não leva em consideração o ar comprimido. Mas, o que fez parar a caneta, pode ter origem na rede de ar comprimido ou no compressor odontológico. Ele pode estar produzindo um ar comprimido de péssima qualidade, com sujeiras e provocando problemas na caneta.
Aumento de impurezas, água e óleo no ar comprimido.
Motivo: desgaste natural do equipamento pelo uso contínuo.
Seja o compressor odontológico isento de óleo ou o lubrificado com óleo podem estar com problemas pelo próprio desgaste natural devido ao seu uso. As folgas que são criadas pelo desgaste permitem que entre impurezas, água e óleo no ar comprimido produzido.
Vazamentos na rede de ar comprimido.
Motivo: sobrecarga do equipamento.
Os vazamentos na rede de ar comprimido ou nos tubos que levam o ar do compressor provocam um maior consumo e consequentemente uma sobrecarga no trabalho do equipamento.
Isso pode provocar um desgaste prematuro e assim, a vida útil do compressor será menor.
Funcionamento anormal do compressor odontológico.
Motivo: funcionamento fora do padrão.
Todo profissional conhece o som do seu equipamento e quando ele muda já é para ficar atento. O barulho diferenciado só tende a agravar porque alguma peça está avariada e funcionando de forma errada.
Também é possível notar um mau funcionamento pelo aumento do calor e pressão de ar desregulada que provoca sobrecarga no equipamento.
Esses são os sinais mais comuns de serem identificados. Quando forem percebidos, recomenda-se chamar um técnico para fazer a revisão e a manutenção correta do equipamento. Isso poderá ser feito em tempo hábil.
Dessa forma, é possível manter o equipamento funcionando corretamente e até prolongar a sua vida útil.
Outra solução.
Por outro lado, isso também pode ser um sinal para uma outra solução, mais efetiva e talvez seja o momento de pensar na substituição do equipamento por um novo.
Assim, quando chegar o novo equipamento, basta o substituir pelo antigo, um trabalho que deve levar cerca de uma hora ou menos e então, o problema está resolvido.
Faça uma avaliação e considere o tempo de uso do seu equipamento. O desgaste natural de suas peças pode chegar a uma condição que não vale a pena um conserto.
A substituição do compressor odontológico pode ser o melhor caminho.
A partir dos sinais apresentados, é possível pesquisar por um novo equipamento com tranquilidade, programar a compra e escolher uma loja especializada que oferece equipamentos de qualidade.
É muito interessante fazer um planejamento do tempo mínimo de uso do equipamento no consultório a partir de sua compra. Ele será usado por 03 anos, 05 anos.
Após esse período será realizado a troca por um novo, mesmo que esteja em bom estado. Afinal, a troca por um equipamento novo, pode proporcionar uma grande vantagem operacional para sua clínica com menor grau de problemas.
Conclusão.
Então, fique atento aos sinais que seu equipamento apresenta. É possível prevenir um futuro problema mais grave que possa aparecer e não ser pego de surpresa.
Afinal, ninguém gosta de um friozinho na barriga por causa de um problema desse tipo.
Antes de comprar seu compressor, procure a MC Compressores Odontológicos, o seu departamento técnico de vendas está treinado para ajudar na seleção do equipamento que melhor resolva a sua necessidade em ar comprimido.
Para isso, foi criado a página “Podemos Ajudar?”. Ela serve para facilitar o contato através de um formulário.
Basta preencher seus dados e descrever suas necessidades em ar comprimido, assim será possível apresentar alguns modelos de compressores odontológicos muito interessantes.
Além dessa página específica, você pode entrar em contato por outros canais, como: e-mail, telefone ou WhatsApp.
Dessa forma é possível apresentar uma sugestão de solução em equipamentos.
E, lembre-se, se tiver alguma outra oferta fale antes com a MC Compressores Odontológicos, ela será analisada e poderá ser coberta para que você possa adquirir um equipamento de qualidade a um custo bem interessante.
A MC Compressores Odontológicos é uma loja especialista em compressores odontológicos que você pode confiar.
Imagem artigo: Designed by Freepik
Solicite aqui, junto ao nosso setor técnico de vendas, as melhores opções de equipamentos para seu consultório. Apenas nos informe as suas necessidades e seus dados para que possamos entrar em contato e lhe apresentar as opções de compressores odontológicos.