Como manter seu consultório odontológico o mais silencioso possível.

201808-Como-manter-seu-consultorio-odontologico-o-mais-silencioso-possivel - MC Compressores Odontológicos
O ambiente acústico de um consultório odontológico deve ser a maior preocupação para uma boa atividade do cirurgião-dentista. Visto que na sua rotina de trabalho diário são vários os ruídos, tantos internos como externos, que podem afetar aos profissionais devido a longa exposição e sofrer uma grande perda auditiva. Um fator conhecido como PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído e ocorre devido a exposição prolongada a níveis altos de ruídos.

Preocupados com esse fator, a ABNT estabelece para os consultórios odontológicos, através da NBR 10.152 (1987) um limite de 35 a 45 dB para a sala de atendimento, e de 40 a 50 dB na sala de espera. Alguns acreditam que o ideal é manter os ruídos entre 60 a 70 dB, o que é difícil de atingir, pois um dos equipamentos, especialmente a caneta de rotação contribui para atingir em média 80 a 85 dB.

O que fazer para diminuir o nível de ruído?

A primeira coisa a se fazer é identificar as fontes, internas e externas, e procurar isolar seus ruídos.

 

Fonte de tráfego intenso externo:

Muitas vezes essa fonte é proveniente do tráfego da rua, se muito intenso, com caminhões e ônibus. Ou, as vezes, alguma vizinhança que faça uma atividade que provoque altos níveis de ruídos. Você pode escolher locais mais tranquilos para o seu consultório ou buscar por aplicar um isolamento interno para diminuir os ruídos.

 

Fonte de ruído ambiental interna:

Aqui os condicionadores de ar, os rádios ou a TV ligada são fontes de níveis altos de ruídos. Nesse caso, a prevenção com uma boa acústica interna pode isolar esses ruídos a níveis bem baixos. Assim, dessa forma, é possível manter o bom atendimento ao paciente e proporcionar um ambiente tranquilo enquanto ele estiver a espera de seu atendimento.

Conheça os compressores silenciosos com nível de ruído abaixo de 65dB.

Compressor Stelo 246 - MC Compressores Odontológicos
Linha Stelo – Compressor Stelo 246

 

Compressor Odontológico Air Zap 50VF-150 Top Silence - MC Compressores Odontológicos
Linha Top Silence Air Zap – Compressor Odontológico Air Zap 50VF-150 Top Silence.

 

Fonte de ruído de equipamentos de atendimento:

No momento do atendimento, os equipamentos são os grandes vilões dos altos níveis de ruídos, como: a caneta de alta rotação, os micros motores de baixa rotação, seringas de ar, os sugadores, compressores de ar e outros equipamentos necessários. Porém, é possível tomar medidas para isolar de forma adequada o máximo de ruído e manter um ambiente acústico adequado para um bom atendimento, veja essas dicas:

  • É possível adquirir equipamentos menos ruidosos. Hoje pode-se adquirir compressores silenciosos com níveis de ruídos que variam entre 45dB a 65dB.
  • Providenciar isolamento acústico para compressores e equipamentos.
  • Manter a manutenção dos equipamentos.
  • Evitar usar ao mesmo tempo dois ou mais equipamentos ruidosos.
  • Utilizar componentes de isolamento acústico nas paredes, chão, teto, impedindo a reverberação acústica.
  • Usar protetores auriculares para bloquearem o som no momento da utilização dos equipamentos.

 

Acreditamos que se aplicar algumas ou todas essas dicas, você poderá manter o seu consultório o mais silencioso possível, cuidar da sua saúde como profissional e prestar um bom atendimento ao seu paciente.

Precisa escolher um compressor para seu consultório? Convidamos para ler esse artigo – Como escolher um compressor odontológico para minha clínica.

 

Imagem artigo: Designed by photoangel / Freepik

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]

Converse com nosso setor técnico de vendas que ele o ajudará, a saber, o consumo de ar necessário para a sua clínica e apresentará opções de equipamentos para as suas necessidades. Apenas nos informe seus dados para que possamos entrar em contato com algumas informações das suas necessidades e assim apresentar opções de compressores odontológicos.

Open chat
Powered by