Como escolher um compressor odontológico para minha clínica.

Como escolher um compressor odontológico para minha clínica. - MC Compressor Odontológico.

A partir do momento que você decide ter uma clínica odontológica terá que pensar no melhor compressor odontológico para atender a sua necessidade. Seja como um novo profissional que quer abrir a sua primeira clínica quanto ao profissional com mais experiência que já possuí a sua, o compressor sempre será um item importante a escolher diante das várias marcas e modelos existentes no mercado à disposição, como: Stelo, Deltramed, Air Zap, Shuster entre outras.

E, essa tarefa não é tão simples como parece. Mas, para ajudá-lo nessa missão, explicamos nesse artigo quais os passos necessários para escolher um compressor odontológico dentro de suas necessidades.

O que é preciso levar em conta para escolher o seu compressor odontológico?

Antes de qualquer coisa é preciso conhecer o principal fator a ser considerado – o consumo de ar – que sua clínica irá precisar para oferecer um bom atendimento odontológico para um consultório.  Todos os equipamentos e instrumentos dentro do consultório precisam de ar comprimido para funcionar e esse é o primeiro fator a ser levantado.

Depois disso, o segundo fator é pensar nas instalações da sua clínica para decidir onde o compressor será instalado. Esse fator terá grande influência na escolha do nível de ruído do compressor odontológico.

O terceiro fator é saber para quantos consultórios o equipamento deverá atender na sua clínica, para definir a capacidade necessária do equipamento a ser adquirido.

E, por fim, como quarto fator, qual valor de investimento poderá dispor para a compra desse equipamento. Esses são os principais fatores a serem levantados. Sem duvida nenhuma, você pode acrescentar outros fatores que ache necessário nessa equação, mas com apenas esses quatro fatores já é possível realizar uma cotação com os equipamentos certos.

Como levantar a informação de consumo de ar necessário para a um consultório?

Todo Cirurgião Dentista usa os seguintes equipamentos: Seringa Tríplice, alta rotação, baixa rotação, sistema para remoção de placa bacteriana e tártaro, fotopolimerizador, entre outros. Mas num atendimento, nem todos os equipamentos são utilizados ao mesmo tempo. Então, basicamente, o que funcionará em conjunto, no exemplo abaixo, é:

  • 01 sugador que em média consome 40 l/m,
  • 01 micromotor que em média consome 65 l/m,
  • Total de consumo para um consultório será de 105 l/m.

Você também pode levantar o consumo individual de todos os equipamentos, basta ver no manual do produto as especificações de cada um, como: caneta de rotação 42 l/m, seringa tríplice 17 l/m, jato de profilaxia 10 l/m, entre outros. Isso, se dentro do seu trabalho, um desses instrumentos for utilizado em conjunto com o exemplo acima.

Também é interessante verificar a pressão para a cadeira e se toda a instalação tem um bom fluxo de ar comprimido. Caso tenha alguma válvula com problema, o consumo pode variar.

Qual o melhor compressor odontológico a escolher?

Então, se na sua necessidade (conforme exemplo acima) o consumo será de 105 l/m , o ideal é escolher um compressor odontológico que forneça no mínimo 210 l/m para 01 consultório. Ou seja, é recomendado ter a disposição, em média, o dobro de ar necessário para os equipamentos do consultório.

A isso, é preciso acrescentar a quantidade de consultórios, pois existem compressores que atendem a 01, 02, 03 ou mais consultórios.  Nesse cálculo, o nível de ruído e o valor de investimento serão os fatores finais para selecionar o melhor compressor odontológico, pois quanto menos ruído, mais oneroso é o equipamento.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

Compressor Stelo para 01 consultório.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

Compressor Air Zap para 02 a 03 consultórios.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]

Compressor Deltramed D3 para 03 ou mais consultórios.

Com toda essa informação levantada é possível selecionar várias marcas e modelos e realizar uma comparação para saber qual equipamento proporciona o melhor custo benefício.

O ideal sempre será adquirir o melhor equipamento que atenda as suas necessidades, de acordo com o melhor investimento disponível no momento da compra.

 

 

 

Imagem artigo: Designed by photoangel / Freepik

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]

Converse com nosso setor técnico de vendas que ele o ajudará, a saber, o consumo de ar necessário para a sua clínica e apresentará opções de equipamentos para as suas necessidades. Apenas nos informe seus dados para que possamos entrar em contato com algumas informações das suas necessidades e assim apresentar opções de compressores odontológicos.

Open chat
Powered by